Impetus - É mesmo cinco estrelas! - Entrevista a Fernando Figueiredo in Revista Business Portugal

2018-07-01

Impetus - É mesmo cinco estrelas! - Entrevista a Fernando Figueiredo in Revista Business Portugal

Impetus - É mesmo cinco estrelas!

A IMPETUS está de parabéns. A marca de roupa interior de Esposende arrecadou cinco dos prémios Cinco Estrelas. Desde da recente linha SPORT, à linha Thermo e à própria loja online ganharam o reconhecimento nestes galardões. De recordar que a linha Thermo vence há quatro anos consecutivos, a gama masculina e a júnior há tres anos consecutivos. Entrevistamos Fernando Figueiredo, diretor de Marketing e Comunicação do Grupo Impetus.

Quem é a Impetus?
Para explicar quem somos é preciso recuar a 1973, quando nasceu o núcleo da empresa que viria transformai ficadas depois, no grupo empresarial IMPETUS, uma realidade hoje com mais de 800 colaboradores. Tudo nasceu de um grande sonho dos meus pais, Alberto e Emília, que fundaram a empresa com apenas seis trabalhadores e quatro máquinas. A segunda geração da empresa já está na gestão do grupo, que tem como pulmão uma estrutura industrial ímpar na Europa pelo elevado nível tecnológico e pela alta integração vertical. Existem poucas empresas que possuam o know-how da Impetus neste campo e a este procuramos associar os valores de responsabilidade social que nos caracterizaram desde a fundação.

Qual a importância da MARCA IMPETUS no vosso universo industrial?
Quem vive e trabalha na Impetus percebe que a importância é enorme, pois o amor pelo produto sente-se desde o momento da sua criação, até ser industrializado. Isto é fruto da marca IMPETUS ter nascido pelas mãos do meu pai, quando nos anos 80 teve a visão e capacidade de ser arrojado e lançá-la no mercado quando era invulgar na indústria portuguesa ter uma marca própria com ambição internacional. Hoje está nas minhas mãos e nas do meu irmão Ricardo dar novos passos para a sua internacionalização, fazê-la crescer numa altura em que o mundo mudou e os desafios são bem diferentes. Sem dúvida que a marca Impetus é o valor intangível mais importante para nós. Queremos ser a nível internacional uma das marcas mais reconhecidas pela qualidade e tecnicidade nas peças aliando sempre a componente moda.

A IMPETUS então é uma Marca já internacional?
Sem dúvida, aliás 90 por cento do que a empresa fabrica é para exportação e no que se refere à marca IMPETUS somos reconhecidos cá dentro e lá fora. Como exemplo a Impetus é uma marca posicionada no topo do ranking nos melhores department stores de Paris. Posso acrescentar que mesmos nos períodos de crise económica sempre mantivemos um nível de vendas estável graças ao forte posicionamento da marca nos seus mercados tradicionais, como Portugal, Espanha e França, acompanhada da forte presença nos melhores department stores em países tão diferentes como a Grécia, o México ou o Japão.

E como encaram o futuro?
Com muito otimismo, pois trabalhar é o único caminho para reinventar o negócio e perceber em que temos que nos adaptar e quando é necessário mudar estratégias. Atualmente abordamos mercados como o americano onde estamos acrescer, voltamos a apostar fortemente no mercado alemão, e temos em marchá um ambicioso plano para a área digital, pois sabemos que o futuro passa por aí, e inclusive por desenvolver a omnicanalidade com os nossos atuais clientes.

Falando no digital, a loja online da Impetus obteve mais um prémio.
Sim é verdade! O prémio cinco estrelas representa o reconhecimento do nosso trabalho pelo grande público. Como responsável pelo projeto digital tenho que realçar que para nós o cliente não é um algoritmo, apostamos num alto grau de personalização e qualidade no atendimento. A. experiência de compra está no centro da estratégia, e em volta disto desenvolve-se o design, navegabilidade, informação, e segurança para o nosso cliente.

Ganharam mais prémios cinco estrelas em outras categorias. Em quais? O que significa para vocês?
Como referi antes, para a IMPETUS é uma honra o reconhecimento pelo trabalho feito por uma grande equipa de profissionais. O Prémio 5 Estrelas avalia categorias com um grau de detalhe e profissionalismo que tem poucos paralelos, os nossos produtos são realmente testados pelos consumidores, não é apenas um júri que avalia com critérios que poderiam ser subjetivos. Quando somos avaliados e somos reconhecidos em critérios como a satisfação pela experimentação, para nós é um motivo de orgulho. O nosso maior desafio é conseguir que o cliente compre a primeira vez, pois sabemos que depois de usar os nossos produtos dificilmente nos troca por outra marca.

E pode dizer quais foram as outras categorias vencedoras?
Sim claro, além da loja online que venceu na categoria de serviços, fomos igualmente reconhecidos em mais quatro categorias de produto. A nossa linha `Thermo', peças para proteger do frio, tem vencido consecutivamente! É única gama disponível no conceito familiar, ou seja Homem, Mulher e Criança. As características desta gama vêm da tecnicidade das fibras que a compõe, que permitem que tenhamos um produto confortável (mais fino e adaptável) e que cumpre a sua função de forma superior. Também na categoria de 'Roupa Interior vencemos novamente. A oferta da IMPETUS é possivelmente a mais completa do mercado, pois parte daqueles produtos essenciais para o dia a dia pelo seu conforto, até às coleções que em cada temporada interpretam as últimas tendências da moda. Atualmente desenvolvemos cápsulas com produtos específicos pensados e criados com exigências funcionais muito diferentes, ou ainda que dão resposta a preocupações ambientais crescentes. A linha júnior' também foi premiada. Introduzida recentemente no mercado rem vindo a crescer e é um contraponto. à oferta do mercado a baixos preços mas qualidade inferior. É com grande satisfação que ficamos à frente de outras marcas com mais notoriedade, mas mais uma vez a qualidade lmpetus conseguiu conquistar os clientes. Por último, foi a nossa nova aposta no mercado mais técnico com a linha Sport concebida para o dia a dia do homem mais ativo e para a prática de desporto, com características de performance especificas. Pensamos que era uma lacuna que existia no mercado, pois praticar desporto com peças comuns de algodão, que não fazem a transposição da humidade para o exterior e não tem características hidrófilas ótimas, é desconfortável.

A aposta em produtos mais técnicos é o futuro?
A aposta no futuro tem de ser composta de uma conjugação de fatores. A Impetus sabe que tem que chegar ao consumidor de forma diferente, precisamos de criar uma ligação mais próxima e dar resposta às suas necessidades. Estamos a lançar uma série de cápsulas que visam chegar a novos clientes, por exemplo temos uma linha em algodão orgânico concebida para homens que se preocupam com o ambiente. Vamos relançar a linha "Innovation» produzida com tecnologia criada para a NASA e que é um produto único no mercado para combater as oscilações de temperatura. Estão em fase de desenvolvimento produtos que promovem o bem-estar, como a criação de um pijama que contribuirá para ter um melhor sono, bem como uma roupa interior indicada para quem viaja frequentemente. Vamos usar toda a tecnologia que temos ao nosso dispor para criar produtos realmente diferenciados.

Inovação aliada à moda é a fórmula de sucesso?
Sim, no fundo inovar é a procura permanente de soluções nos muitos aspetos com os quais o cliente se relaciona com a marca. Produto, informação, comunicação, imagem. A componente moda é um dos principais fatores que dá identidade à marca, um valor intangível que faz toda a diferença.