Impetus in Revista Business Portugal

2021-01-13

Impetus in Revista Business Portugal

Manuel Torres, Diretor Comercial da Impetus, em entrevista à Business Portugal, destacou os pilares do sucesso empresarial, a aposta na inovação e o compromisso com a qualidade e a sustentabilidade.


Como é que o Grupo Impetus se tornou numa das empresas líderes no setor têxtil a nível mundial?
O Grupo Impetus nasceu em 1973, tendo crescido todos os anos de uma forma sustentável no mercado global, evidenciando uma elevada capacidade de inovação tecnológica e de design, alicerçada numa equipa de forte competência técnica orientada ao cliente.
Desde 1990, que a Impetus tem vindo a investir em design e I&D, empregando pessoal qualificado. Sendo uma empresa vertical, com o seu próprio departamento de design, desenvolvimento de produtos, tecelagem de elásticos, tricotagem de malhas, tingimento, acabamento, confeção e logística, a Impetus tem fortes vantagens competitivas, tanto nas suas capacidades no domínio do desenvolvimento de novos produtos inovadores como de controlo de qualidade. A nossa estrutura vertical, o know-how dos funcionários, a qualidade dos materiais, o desenvolvimento do produto aliado a uma forte capacidade logística, permitem-nos assim explorar as oportunidades existentes, fortemente diferenciadas pela tecnologia, pela moda e criatividade e pela intensidade de serviço.
A otimização da produção e da logística, suportados pelo desenvolvimento de sistemas de informação eficientes, inseridos numa estrutura de absoluta integração vertical, com grande enfoque na inovação e na mais avançada tecnologia têxtil, dotam a empresa de uma maior capacidade para melhor enfrentar a concorrência global.


A que se deve a excelência dos vossos serviços e produtos?
A empresa tem como um dos grandes pilares do seu sucesso empresarial a confiança dos parceiros comerciais na qualidade dos produtos e no serviço prestado. A excelência dos serviços e produtos é resultado de todos os esforços em colocarmos sempre o consumidor no centro das nossas atenções.
Todos os produtos são pensados tendo como foco a criação de valor para o consumidor, que vai desde o design, à forma e estética, mas também ao conforto, vestibilidade e durabilidade dos nossos produtos. Antes de lançarmos um produto no mercado certificamo-nos de que esse cumpre rigorosamente todos os elevados padrões de qualidade.
Assumimos assim uma proatividade por antecipação de tendências de moda, com a conceção e desenvolvimento de coleções inovadoras, atrativas e que superam as expectativas dos nossos consumidores, através da criação de produtos inovadores que, para além do fator moda, possuem características funcionais excecionais.


O que levou a Impetus a criar um projeto de máscaras de proteção social têxteis reutilizáveis?
A escassez de produtos técnicos de proteção para fazer face a esta crise epidemiológica, obrigou a indústria a uma enorme capacidade de adaptação e a Impetus não foi indiferente a este desafio. Numa primeira fase, adquiriu e produziu diversos produtos de proteção individual de forma a apoiar inúmeras instituições locais no combate à pandemia. Para além disso, preocupou-se em desenvolver formas de proteção para minimizar a propagação do vírus, tanto nas suas instalações como na vida individual dos seus colaboradores.
Foi neste momento que surgiu o desafio de desenvolver uma máscara têxtil de proteção para uso social.
No decorrer da investigação e desenvolvimento das máscaras sociais, a Impetus preocupou-se com três pilares muito importantes: a eficiência da proteção, o conforto e o impacto ambiental. Neste sentido, o desenvolvimento focou-se na sustentabilidade, onde pretendíamos um produto reutilizável de elevada duração, ou seja, elevada resistência ao desgaste ao uso e às lavagens, sem colocar em causa a proteção e conforto do produto.


Quais são as características diferenciadoras da máscara Impetus?
A maior preocupação do departamento de investigação foi o cumprimento dos requisitos legais definidos e a sua acreditação por laboratórios certificados. A Impetus utilizou as suas boas relações com diversos centros de investigação a nível nacional e internacional para testar os desenvolvimentos, tendo realizado ensaios no Citeve, na Universidade do Minho (Portugal), no ISQ (Portugal), no AITEX (Espanha) e na DGA (França), para conseguir apresentar ao mercado um produto, verdadeiramente, inovador, confortável, protetor e reutilizável, que cumprisse com todas as especificações. Outro desafio, foi o mercado das matérias-primas que correspondessem às características que pretendíamos e voltadas para as reais necessidades dos produtos. No entanto, construiu-se uma estrutura de I&D, capaz de identificar e responder aos desafios colocados, considerando essas necessidades e os avanços científicos e tecnológicos que se têm verificado em diversos domínios, como os materiais, as arquiteturas fibrosas e a funcionalização de materiais, com base nas oportunidades identificadas. A verdade é que chegamos a um produto anatómico, com uma respirabilidade 2 vezes maior do que exigido para estes produtos e com uma duração comprovada superior a 50 lavagens. Para além disso, a camada em contacto com o rosto dá a sensação de seco e fresco durante a sua utilização, melhorando a sua usabilidade.


A Impetus reconhece que as pessoas são a essência de todo o seu trabalho. De que forma faz esse reconhecimento?
A IMPETUS é resultado de uma equipa, constituída por pessoas, com qualidade, motivadas, flexíveis e capazes de se adaptar às mudanças, no contexto dinâmico que vivemos nos dias de hoje e, por isso, preocupamo-nos que os nossos colaboradores sejam consistentemente, reconhecidos, auferindo uma remuneração justa e competitiva, mas também através da disponibilização de um pacote de compensações e benefícios que nos distingue, positivamente, quer no sector, quer na região onde operamos, o qual inclui, por exemplo, um Prémio Anual de Desempenho e seguro de saúde para todos os colaboradores, mas também pela adoção de políticas sociais distintivas, onde disponibilizamos aos nossos colaboradores bolsas de estudo, programas de ginástica laboral, subsídio de infantário, prémios de antiguidade, transporte, que acreditamos aumentar o sentimento de pertença, de orgulho, confiança e de motivação por parte dos nossos colaboradores em relação à empresa.
Este esforço foi reconhecido pela certificação de responsabilidade social SA8000, sendo das poucas empresas deste sector a possuir esta mesma certificação. 95% da produção da Impetus destina-se à exportação.


O mercado português é cada vez mais procurado?
A limitada dimensão do mercado português foi a principal razão para a nossa internacionalização, pois uma empresa com a nossa dimensão tem de operar no mercado global, mas o mercado português nunca deixou de ser, no entanto, um dos principais mercados para a nossa marca. Temos uma empresa de distribuição dedicada a 100 por cento ao mercado português, com vendedores que cobrem todo o território nacional, onde estamos presentes nas lojas de retalho multimarca e temos uma carteira de clientes ativos muito significativa e muito leais à Impetus. Sentimos que o Made in Portugal é uma mais-valia no nosso sector, sendo sinónimo de inovação e qualidade, o que facilita o nosso trabalho comercial ao nível de produção em private label.


Que podemos esperar para o futuro da Impetus?
O Grupo orgulha-se de ser uma empresa vertical e de base familiar, com aposta na marca portuguesa, em tecnologias de ponta, no uso eficiente de recursos e novas dinâmicas de inovação, sem descurar a sua responsabilidade social, ambiental e económica. Neste sentido, o Grupo Impetus pretende reforçar os seus valores ideológicos e continuar o seu alinhamento estratégico em prol da sustentabilidade, que é baseada em três grandes pilares: responsabilidade social, responsabilidade ambiental e viabilidade económica.
Estamos preocupados com o futuro e este está, seguramente, relacionado com a sustentabilidade e a digitalização, onde o nosso foco está no desenvolvimento de produtos inovadores com uma base de eco-design, sendo que temos uma preocupação genuína com a inocuidade das soluções desenvolvidas para o meio ambiente, bem como com a responsabilidade social e económica.
Neste sentido, a Impetus procura, no futuro, ter uma abordagem baseada em cinco pilares estratégicos: sustentabilidade, responsabilidade social, transparência e rastreabilidade, inovação e qualidade


Impetus in Revista Business Portugal
Impetus in Revista Business Portugal