IMPETUS ACRESCENTA NOVOS FIOS RECICLADOS À PRODUÇÃO
As matérias primas sustentáveis têm já uma expressão considerável na Impetus, mas o grupo não se dá por contente e acaba de acrescentar dois novos tipos de fios à sua gama: o E*Retrace e fio 100% algodão carbono positivo Good Earth Cotton (GEC). A empresa opta cada vez mais pela utilização de tecidos reciclados feitos a partir de material pós-consumo ou resíduos industriais misturados com fibras virgens.
O E*Retrace é um fio reciclado feito a partir de desperdícios têxteis do próprio processo produtivo do grupo. “O reaproveitamento é feito através de um sistema de triagem que recolhe e separa os desperdícios nas produções”, refere a empresa em comunicado, que especifica que, numa fase seguinte, os resíduos são triturados e a fiação Europeia fica encarregue de os transformar em fio, que regressa novamente à Impetus para se transformar em malha. O objetivo é reduzir o desperdício a zero. O algodão GEC é apelidado de carbono positivo porque o carbono retraído é superior àquele que é criado durante o processo de cultivo. “Fomos das primeiras empresas a nível mundial a utilizar o Good Earth Cotton, e temos por objetivo passar a utilizar este algodão na maioria das nossas produções”, afirma Ricardo Figueiredo, administrador do grupo, citado no comunicado.
Estas preferências resultam numa redução significativa nos gastos de água e também em menos emissões de CO2 para a atmosfera. Têm ainda em comum a vantagem de contarem com uma tecnologia – a Fibertrace –
que permite rastrear o processo, tornando toda a cadeia mais transparente e mensurável.
O uso de fios responsáveis junta-se assim às diversas outras ações da empresa, comprometida em reduzir a sua pegada, como o uso de painéis fotovoltaicos, de biomassa para produzir vapor quente e instalação de sistemas de tratamento de águas integrados.
A Impetus foi fundada em 1973, e o que “começou com seis pessoas, quatro máquinas e um sonho de família” transformou-se num projeto líder mundial. A empresa começou no underwear e loungewear e várias décadas depois usa o know-how adquirido para expandir o seu portefólio a áreas tão diversas como vestuário de trabalho e de desporto.