1973 Fundação da IMPETUS |
1978 criação de empresa privada |
1985 Nasce a Acatel Acabamentos Têxteis S.A. |
1990 underwear masculino |
1995 IMPETUS PORTUGAL TÊXTEIS S.A. |
1997 Impetus entra no El Corte Inglés |
1973 O que é hoje um pequeno império com 12 empresas, mais de 800 trabalhadores e cerca de 15.000.000 peças produzidas por ano, começou numa pequena casa em Esposende, no norte de Portugal. Foi em Dezembro de 1973. |


1978 O rápido crescimento levou à criação de empresa privada sob o nome FIGUEIREDO & MARIZ Ld.ª. |


1985 Nasce a Acatel Acabamentos Têxteis S.A. (fazendo hoje parte do Grupo Impetus) com serviços de tinturaria, mercerização, tinturaria à peça, estamparia digital e tradicional e acabamentos de malhas e tecidos. |


1990 Investe na especialização e cria uma marca capaz de acrescentar valor à produção. Foi assim que nasceu a IMPETUS em 1990 orientada para o underwear masculino e para o mercado externo. |


1995 Na sequência da sua estratégia de desenvolvimento, a empresa passou a Sociedade anónima com nova razão social: IMPETUS PORTUGAL TÊXTEIS S.A. |


1997 Impetus entra no El Corte Inglés, o maior department store de Espanha. |


1998 departamento de Marketing |
1999 área do seamless |
2000 linha de roupa interior |
2001 malhas seamless |
2002 Mercado chinês |
2004 Impetus Woman |
1998 Impetus cria o departamento de Marketing, preparado para responder às suas marcas próprias e private label. |


1999 A empresa avança com um novo projeto na área do seamless (sem costuras) para roupa interior, sendo esta uma nova especialização para qual eram necessárias novas instalações; daqui resultou a ideia de ativar a empresa Malhas CEF e construir novas instalações. |


2000 Lançamento da primeira linha de roupa interior seamless (sem costuras). |


2001 Acompanhando o lançamento da tecnologia seamless, o grupo investe na criação de uma unidade de produção exclusivamente para malhas seamless – CEF. |


2002 IMPETUS foi a primeira empresa têxtil portuguesa a entrar no Mercado chinês, a convite de um shopping center de luxo, o Beijing Lufthansa Center. Estando presente no department store Youyi Shopping City; Parkson e Hanglong Palace. |


2004 Impetus lança uma linha dedicada à mulher, Impetus Woman. |


2005 Galeries Lafayette e Le Printemps |
2006 linha INNOVATION |
2007 linha de beachwear |
2008 HOT Impetus |
2009 duas novas marcas |
2010 IMPETUS HEALTHCARE |
2005 Impetus entra nos department stores franceses: Galeries Lafayette e Le Printemps. |


2006 Nasce a linha INNOVATION. A revolucionária gama de roupa interior termorreguladora para homem e mulher, fabricada com fibras naturais, algodão e viscose que incorpora na sua composição Termocules™ da Outlast que estabilizam a temperatura corporal. A tecnologia foi originalmente desenvolvida para a NASA com o intuito de regular a temperatura corporal dos astronautas quando sujeitos às variações de temperaturas no espaço. |


2007 A oferta masculina fica completa em 2007 com uma linha de beachwear. Mais uma vez a IMPETUS investe em tecnologia de vanguarda que permite uma produção vertical também para este tipo de produtos. |


2008 No Inverno de 08/09 é lançada uma sub-marca, HOT Impetus. Uma marca de underwear vanguardista e de luxo. |


2009 A empresa incorpora duas novas marcas ao seu portfolio, ambas de origem francesa: o underwear e nightwear da Eden Park, uma marca de pronto a vestir inspirada no universo de rugby e Coup de Couer, marca de pijamas para toda a família. |


2010 O grupo expande-se e cria uma nova área de negócio a IMPETUS HEALTHCARE. Uma área dedicada ao desenvolvimento de produtos têxteis que respondem a diferentes necessidades na área de saúde. PROTECHDRY, é a única e revolucionária roupa interior especialmente criada para perdas de urina. |


2011 Começou o projeto de underwear com a REPLAY através de licença para desenvolvimento de coleções, produção e comercialização do underwear e nightwear da marca italiana. |


2012 IMPETUS lança duas aplicações inéditas no universo de underwear desenvolvidas para múltiplas plataformas móveis. Através destas aplicações os clientes podem vivenciar uma experiência inovadora e apelativa permitindo que em qualquer lugar aceda a conteúdos especialmente desenvolvidos pela IMPETUS, podendo ainda partilhar essa experiência única nas redes sociais. |


2013 IMPETUS entra no Sokos, department store na Finlândia. |


2014 IMPETUS recebe a certificação BLUESIGN® que oferece um sistema de aprovação independente para a indústria têxtil, levando em consideração todo o processo de produção, minimizando o impacto no meio ambiente e protegendo a saúde das pessoas. Com o selo global de aprovação para o meio ambiente, saúde e segurança de produção, a BLUESIGN® permite produzir e comercializar produtos sustentáveis sem comprometer a funcionalidade e qualidade dos mesmos. |


2015 Nasce a linha IMPETUS SPORT desenvolvida com design exclusivo e tecnologia que regula a humidade e a transpiração. |


2016 IMPETUS elege como embaixador da marca Iker Casillas, o eterno capitão da seleção espanhola e uma das personalidades mais mediáticas do mundo do desporto. |


2017 COTTON ORGANIC |
2018 Prémio Cinco Estrelas |
2019 VOYAGER - R ENERGIZE |
2017 No Dia Mundial da Conservação da Natureza, é lançada a COTTON ORGANIC uma linha em algodão orgânico com Certificação GOTS (Global Organic Textile Standard) que garante que o algodão é produzido de forma biológica certificada e todos os processos de fabrico envolvidos são inspecionados. |


2018 Nasce a linha criativa I AM WHAT I WEAR que explora a criatividade do design IMPETUS. Com a nova linha, a marca conecta-se com os Millenials, uma geração afirmativa e exigente na criatividade e qualidade. |


2019 Nasce VOYAGER uma nova linha “quick dry” da IMPETUS, criada para tornar mais práticas as viagens. A microfibra utilizada para a linha Voyager produz-se através da regeneração plásticos que prejudicam os oceanos. |


